Ícone do site Clinica Mariana Eloy – CLIMAE | Candeias, BA.

Tudo o que você precisa saber sobre mastalgia

O que é mastalgia?

As dores nos seios são muito comuns entre as mulheres, seja no período menstrual ou durante outras fases da vida. Infelizmente, grande parte das pessoas desconhece a razão pela qual sentem dores. Estes incômodos são chamados de mastalgias, dores que podem surgir em um simples ciclo menstrual ou na presença maligna de um câncer.

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre mastalgias e como deve tratá-las de maneira segura.

Por que os meus seios doem?

Durante o período menstrual, muitas mulheres se queixam de dores nas mamas. Felizmente, essas dores não trazem nenhum risco para a saúde. Elas são causadas por alterações hormonais decorrentes do próprio ciclo menstrual. Porém, outros casos de dores nessa região podem advir de situações como câncer, traumas e cistos presentes no tipo acíclico da mastalgia.

Quais são os tipos de mastalgias?

As mastalgias podem ser classificadas em três tipos:

Acíclica: As dores acíclicas são caracterizadas por não haver relação com o ciclo menstrual. Também por serem localizada em apenas um dos seios em algumas situações. Entre os casos mais comuns dessas dores estão as seguintes possibilidades:

a) Seios grandes;

b) Mastite (inflamação durante a amamentação);

c) Traumas nos seios;

d) Gravidez;

e) Medicamentos;

f) Cirurgias;

g) Câncer de mama.

Dor nas mamas é sinal de câncer?

Muitas mulheres, quando sentem dores nos seios, consultam o médico ginecologista ou mastologista com medo de que sejam provenientes de câncer. Os especialistas apontam que mais de 90% dos cânceres causam dores e menos de 3% das mulheres que as sentem nos seios são diagnosticadas com tumores malignos. Se um nódulo solitário, que cause dores, for identificado, haverá motivos para preocupações e a consulta com o mastologista, nesses casos, é recomendada.

É necessário tomar remédios?

Muitos casos de dores nas mamas desaparecem com o tempo, pois, são causadas pelo ciclo menstrual ou por outras circunstâncias benignas. Nestas situações são dispensáveis o uso de medicamentos. Caso as dores permaneçam, é recomendado que um médico mastologista seja consultado. Ele avaliará o seu caso, podendo recomendar  mudanças na sua rotina como alterações de hábitos alimentares e/ou diminuição de vícios como o fumo. Apenas em situações mais extremas como em cânceres serão recomendados tratamentos específicos à base de medicações.

Sair da versão mobile