Estou grávida? Saiba tudo sobre teste de gravidez: Exame Beta HCG e Teste de Farmácia. – Clinica Mariana Eloy – CLIMAE | Candeias, BA.

Estou grávida? Saiba tudo sobre teste de gravidez: Exame Beta HCG e Teste de Farmácia.

Vai pular ou descansar no carnaval? Vejam os cuidados com a saúde que toda mulher deve ter.
16 de fevereiro de 2017
Infográfico: Teste de Gravidez.
24 de fevereiro de 2017
Vai pular ou descansar no carnaval? Vejam os cuidados com a saúde que toda mulher deve ter.
16 de fevereiro de 2017
Infográfico: Teste de Gravidez.
24 de fevereiro de 2017

A gravidez é um dos momentos mais felizes na vida da mulher. Ela traz alegrias sem igual, mas exige certos cuidados para que o bebê nasça com saúde, como por exemplo, não consumir bebidas alcoólicas ou fumar durante a gestação.

Por isso, é muito importante reconhecer os primeiros sintomas de gravidez, como atraso ou irregularidades na menstruação, náuseas, tonturas, mamas sensíveis, inchadas, enjoos, vômitos, salivação, aumento da frequência urinária, entre outros. Mas esses sinais não são conclusivos. Para detectar de maneira rápida, segura e confiável a gravidez, basta medir a concentração do hormônio Beta hCG no sangue ou na urina da mulher.

O que é Beta hCG?

A gonadotrofina coriônica humana, mais conhecida como HCG, é um hormônio produzido na gravidez. As concentrações da fração Beta do HCG  podem chegar a dobrar a cada 48 horas, até a sexta semana de gravidez, quando os seus níveis entram em declínio. Desse modo, a detecção e quantificação dele é utilizada durante os testes de gravidez.

Teste de Farmácia

O teste de farmácia pode ser realizado a partir do primeiro dia de atraso da menstruação. Existem várias marcas de testes de gravidez, e elas diferem no modo de realização, porém, o princípio é o mesmo: deve-se urinar diretamente na fita, ou coletar a urina e em seguida mergulhar a fita no recipiente ou ainda coletar a urina com um conta conta-gotas e molhar a fita com ela. Após a fita ser molhada, é necessário esperar alguns minutos. O resultado leva entre 1 e 5 minutos.

Para ter certeza acerca da forma correta de realização e identificação do teste comprado indicamos que a bula seja lida com atenção. Os laboratórios normalmente atribuem de 95 a 99% de eficácia ao teste de farmácia. Porém, as fitas são muito sensíveis a variação ambiental, o que pode invalidar o teste. Se o teste der negativo e os sintomas de gravidez perdurarem, é recomendável a realização de um exame de sangue.

Exame de Sangue

O exame de sangue pode ser feito desde 12 dias após o período fértil, antes da menstruação atrasar. Nesse teste, coleta-se uma pequena amostra de sangue, que é submetido a análise clínica. Para realizá-lo não é necessária receita médica. Embora não seja o padrão, alguns laboratórios pedem jejum de 4 horas. O resultado do exame sai em poucas horas e a confiabilidade do exame de sangue é de 99,8%.

Método Quantitativo e Qualitativo

Há duas maneiras de detecção desse hormônio no sangue: modo qualitativo e quantitativo.

O método qualitativo indica apenas a presença ou ausência do Beta hCG, com resultado positivo ou negativo. Normalmente, apenas esse método é necessário para detectar a presença de gestação, e seu resultado tem média de 1 hora.

Já o método quantitativo é utilizado para medir a quantidade do hormônio presente na corrente sanguínea. Resultados com níveis acima de 30 mUI/mL indicam processos de gestação, enquanto níveis abaixo desse valor sugerem processos gestacionais anteriores, não havendo Beta hCG suficiente no sangue para diagnóstico definitivo. O método quantitativo, portanto, é mais preciso.

Abaixo selecionamos as principais dúvidas das mulheres sobre os exames de gravidez:

O consumo de álcool afeta o exame do Beta hCG?

A presença de álcool na corrente sanguínea afeta outros tipos de exames laboratoriais, mas isso não acontece com o Beta hCG.

O exame Beta hCG deve ser feito em jejum?

Alguns laboratórios exigem que a paciente esteja em jejum durante as 4 horas anteriores à coleta sanguínea.

O teste de farmácia é confiável?

Normalmente, o teste de farmácia é confiável. Para maior precisão, entretanto, indica-se o exame de sangue quantitativo.

O exame de Ultrassonografia Transvaginal pode detectar a gravidez?

A ultrassonografia é um método de detecção eficaz a partir da quinta semana de gravidez. Embora seja possível descobrir uma gravidez a partir desse método, em grande parte dos casos, a gravidez em estado inicial não é detectada, pois não houve tempo hábil para o crescimento do feto. O mais recomendado para a descoberta de gravidez antes da quinta semana é a realização dos testes e exames de Beta hCG descritos acima.

O Mioma pode alterar o resultado do exame de Beta hCG?

Não, o exame do Beta hCG é feito a partir da detecção deste hormônio produzido apenas durante a gravidez.

O consumo de pílulas do dia seguinte ou anticoncepcionais pode alterar o resultado do exame de gravidez?

Não pois os hormônios contidos nos métodos contraceptivos não são o Beta hCG, único hormônio detectado no exame.