Vai pular ou descansar no carnaval? Vejam os cuidados com a saúde que toda mulher deve ter. – Clinica Mariana Eloy – CLIMAE | Candeias, BA.

Vai pular ou descansar no carnaval? Vejam os cuidados com a saúde que toda mulher deve ter.

Quais doenças podem ser identificadas com o exame preventivo?
10 de fevereiro de 2017
Estou grávida? Saiba tudo sobre teste de gravidez: Exame Beta HCG e Teste de Farmácia.
24 de fevereiro de 2017
Quais doenças podem ser identificadas com o exame preventivo?
10 de fevereiro de 2017
Estou grávida? Saiba tudo sobre teste de gravidez: Exame Beta HCG e Teste de Farmácia.
24 de fevereiro de 2017

O município de Candeias tradicionalmente não participa dos festejos carnavalescos. Isso não significa, contudo,  que as mulheres daqui não possam curtir a festa momesca. Seja em São Francisco do Conde, Madre de Deus, ou na Capital, no circuito ou em uma praia do nosso litoral, é importante tomar alguns cuidados com a saúde.   

A seguir, listaremos alguns desses cuidados a serem tomados para manter a saúde em dia e pequenas práticas que farão a diferença, mesmo para aquelas que não cairão na folia. 

Desidratação 

A baixa concentração de água, sais minerais e líquidos orgânicos podem impedir que nosso corpo realize suas funções normais. Por isso, é preciso repor o líquido consumido.   

Durante os 5 dias intensos de festa, é imprescindível manter o corpo bem hidratado; porém, isso dependerá de uma série de fatores como nível de atividade física, clima, metabolismo, peso, dieta e consumo de álcool. Dado o contexto de festa, recomenda-se o consumo de 2 a 3 litros de água por dia, especialmente àquelas que forem consumir bebidas alcoólicas, nesse caso, é recomendado que se alterne bebidas alcoólicas com água. 

É indicado beber um copo d’água para cada drink ingerido pois o álcool ajuda a desidratar o organismo. Outros líquidos como água de coco, bebidas isotônicas e chás gelados também promovem hidratação e, se consumidos em baixa temperatura, irão auxiliar a regulação da temperatura corpórea. 

Alimentação 

 Pela falta de tempo, as pessoas consomem comidas rápidas como salgados, refrigerantes e doces com alto teor de gordura e açúcar de forma desbalanceada e sem horários pré-determinados. Essa dieta tem por efeito danos a saúde gerados pelo aumento de colesterol e níveis de glicose na corrente sanguínea.  

 Por esse motivo, a alimentação deve ser feita em horários regulares, com variedade de nutrientes, ricos em proteínas e vitaminas. Esses componentes são encontrados em carnes, cereais e frutas. Recomenda-se pratos leves consumidos de 3 em 3 horas, esse modelo de dieta evitará a desnutrição e fraqueza, ambos causados pelo desgaste físico durante as comemorações. 

Protetor Solar 

 Outro item indispensável para manter a saúde durante o carnaval é o protetor solar porque evita insolação durante a festa. Deve ser usado por todos independente do carnaval mas principalmente para aquelas que aproveitarão o feriado na praia. É necessária atenção especial com a aplicação para que seja feita de forma correta e previna doenças de pele da maneira adequada.  

 A escolha do fator de proteção pode ser feita em conjunto com um dermatologista. Recomenda-se que o protetor seja aplicado de 3 em 3 horas com movimentos circulares para maior absorção da pele na área dos braços, pernas, costas e áreas menos lembradas, como dorso dos pés, mãos, nuca e orelhas. 

Alongamentos 

Durante o período de festas, são registradas ocorrências de distensões, lesões e outros acidentes musculares decorrentes de esforço excessivo. Como forma de reduzir esses riscos, faz-se necessária a execução de alongamentos como forma de prevenção de acidentes. 

Dentre os principais benefícios estão: redução de tensões musculares, relaxamento, ativação da circulação e flexibilidade. 

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) 

O número de contração de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) tende a aumentar durante o carnaval. Por esse motivo, o Ministério da Saúde intensifica suas campanhas de combate a DSTs e aumenta a distribuição de preservativos. 

As principais formas de prevenção são o uso de preservativos, realização de exames e vacinação. O uso de vacinas é feito para prevenir hepatite B e infecções pelo vírus HPV, enquanto os exames detectam sífilis, hepatite B e o vírus HIV (causador da AIDS). Por fim, a camisinha previne essas e outras doenças. 

O carnaval pode ser aproveitado com segurança e boa saúde seguindo essas dicas.