Obesidade Feminina – Clinica Mariana Eloy – CLIMAE | Candeias, BA.
Hipotireoidismo: 8 coisas que você precisa saber, inclusive os sintomas!
19 de março de 2017
Tudo o que você precisa saber sobre mastalgia
28 de abril de 2017
Hipotireoidismo: 8 coisas que você precisa saber, inclusive os sintomas!
19 de março de 2017
Tudo o que você precisa saber sobre mastalgia
28 de abril de 2017

De acordo com a SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) é estimado que mais de 18 milhões de pessoas no Brasil apresentam excesso de peso, sendo a maior porcentagem constituída de mulheres entre 25 e 70 anos. Dados como esses são preocupantes pois demonstram que há muitas pessoas correndo riscos de vida por conta da obesidade e doenças que vem junto com ela.

Quando estou obesa?

O diagnóstico de obesidade pode ser feito através da consulta ao nutricionista. Além de avaliar o seu Índice de Massa Corpórea (IMC), ele irá avaliar se a sua ingestão de nutrientes está adequada. Caso a sua alimentação não seja saudável, ele te recomendará quais alimentos devem fazer parte do seu cardápio e quais devem ser consumidos em menor quantidade, para que as doenças que acompanham a obesidade sejam prevenidas.

Causas da Obesidade Feminina

As doenças da obesidade aparecem geralmente pelo motivo pelo qual a pessoa tem excesso de peso. Se alguém costuma comer muitos alimentos salgados e doces, haverá grande risco de que a hipertensão arterial (pressão alta) e diabetes sejam desenvolvidas. Já para as pessoas que não costumam fazer exercícios, a atrofia muscular e constantes dores são um risco. Outro fator que não depende do indivíduo são os distúrbios hormonais, alguns deles deixam o metabolismo mais lento. Esses distúrbios em conjunto com fatores alimentícios, acabam causando a obesidade. Por esse motivo, recomenda-se que um endocrinologista seja consultado.

Infertilidade

Uma dúvida bastante recorrente entre as mulheres é sobre a fertilidade durante a obesidade. Parcela da literatura médica acredita que o excesso de peso pode causar alterações hormonais no pâncreas e ovários dificultando a ovulação, porém, isso não é consenso entre os médicos. A paciente obesa que apresente dificuldade de engravidar, pode, contudo, buscar a ajuda da sua médica de confiança, que avaliará os ciclos de fertilidade e indicará os melhores momentos para a gravidez. 

Como tratar?

Após ler sobre os males trazidos pela obesidade, é natural que as mulheres com excesso de peso queiram saber como tratar dessa doença. Recomenda-se que uma equipe multidisciplinar de profissionais seja consultada, esses profissionais são o nutricionista e endocrinologista. Juntos eles avaliarão os seus hábitos alimentares e físicos, descobrindo as causas da obesidade e criando a melhor estratégia para que você seja tratada.