Você já ouviu falar do exame preventivo? E de câncer de colo de útero? – Clinica Mariana Eloy – CLIMAE | Candeias, BA.

Você já ouviu falar do exame preventivo? E de câncer de colo de útero?

Como é feito o eletrocardiograma? Para que serve? CLIMAE – Eletrocardiograma em Candeias – BA.
2 de agosto de 2016
Saiba como é feito o exame preventivo
2 de fevereiro de 2017

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar (INCA), este tipo de câncer é o terceiro  mais comum em mulheres no Brasil. A incidência é maior a partir dos 30 anos.

Apesar de não existir ao certo um motivo para o surgimento do câncer, sabe-se que a infecção pelo vírus do HPV é um dos maiores fatores de risco existentes. O vírus causa pequenas lesões no colo do  útero, que podem dar origem ao câncer dentro de alguns anos.

A taxa de mortalidade relacionada a este tipo de câncer ainda é alta, entretanto a medicina teve grande avanço no diagnóstico precoce, o que tem reduzido de 60 a 90% da incidência da doença. Sabe como foi possível? Através do exame preventivo.

O que é o exame preventivo?

O preventivo, ou papanicolau, é um exame que tem por objetivo rastrear o câncer de colo de útero. É por meio dele que o médico ginecologista pode identificar alterações associadas a este tipo de câncer, e a partir disso começar a tratar desde cedo para evitar que a doença se complique.

Para que serve?

O exame do papanicolau, além de ser o maior aliado das mulheres na prevenção do câncer de colo de útero, é também um exame que pode identificar alguns outros problemas na genitália feminina, como infecções por vírus, bactérias , fungos , além de lesões no tecido do órgão.

Caso haja alguma alteração no resultado do exame, o médico ginecologista poderá pedir exames adicionais, iniciar um tratamento, ou até mesmo pedir para que repita o preventivo em alguns meses.

Como se preparar para o exame preventivo?

Para se preparar, evite tudo que possa dar alteração do exame. A recomendação é que não utilize duchas higiênicas e cremes vaginais por pelo menos 48 horas antes de realizar o preventivo. Além disso evite relações sexuais no dia anterior, mesmo com o uso de preservativo.

Quem deve fazer?

A recomendação é que toda mulher, a partir dos 25 anos, que já tenha iniciado contato sexual, vá ao ginecologista para fazer o exame preventivo.

Jovens abaixo da idade sugerida, também podem fazer o exame caso o médico ache necessário, apesar de terem uma baixa incidência de câncer antes dos 30 anos.

Quando deve ser feito?

O preventivo deve ser feito uma vez ao ano. Em algumas situações  essa periodicidade pode ser diminuída ou aumentada.

É importante deixar claro que não é necessário ter algum sintoma para procurar o médico, fazer exames de rotina deve se tornar um hábito, e assim deve ser feito com o papanicolau.

Se você já iniciou a atividade sexual e nunca realizou o preventivo, não deixe de agendar uma consulta.